sexta-feira, 10 de junho de 2011

EVENTO 1 - INTERDIÇÃO DE LAVA JATO POLUIDOR AMBIENTAL

No mês que se comemora o dia mundial do MEIO AMBIENTE (5 de junho), a equipe de fiscais, dando prosseguimento a seu trabalho, relacionou diversas denuncias relativas a impactos ambientais e em companhia da CPMA (Companhia de Policiamento Militar Ambiental), semanalmente realiza interdições e procedimentos nos diversos casos.

Várias situações graves foram encontradas, entre elas, um LAVA JATO no bairro Maraponga que funcionava sem ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO, lançava resíduos líquidos perigosos na sarjeta que com a inclinação natural do trecho desembocava na Lagoa da Maraponga. Os resíduos líquidos, misto de água, óleo, graxa entre outros, danificam o calçamento, o asfalto na via perpendicular e causavam enorme desconforto aos moradores das proximidades.
Água e Oléo em direção a Lagoa
Obstrução de passeio

Inicialmente foi enviado o fiscal Dirceu, que encontrou o estabelecimento sem ALVARÁ e lançando resíduos líquidos no logradouro e grave obstrução do passeio dificultando a acessibilidade, resultando em três notificações. Passado o prazo e sem o comparecimento do responsável, nova vistoria foi efetivada através da fiscal Daniela, que encontrou novamente as mesmas situações e efetivou novas notificações.

Novamente o responsável não compareceu e passados os prazos, definiu-se a INTERDIÇÃO, que foi realizada com a parceria da CPMA. O estabelecimento foi fechado e exigido as correções do problema. A empresa acatou e com monitoramento constante do Funcionário Público Miranda (da guarda Municipal), garantiu-se a manutenção da INTERDIÇÃO por vários dias.

Lava Jato interditado
Correção da obstrução do passeio
Hoje a INTERDIÇÃO foi suspensa parcialmente após a comprovação de que a empresa encontra-se realizando diversas obras corretivas no local, deixou de lançar resíduos no logradouro e entrou com processo solicitando ALVARÁ na SER 5, além de apresentar protocolo de solicitação de Licença Ambiental à SEMAM.

CPMA + FISCAIS
Rua sem Poluição Ambiental
Um trabalho eficiente de fiscalização, comprometimento de uma equipe, Secretário bem intencionado e defensor da legislação  e uma boa parceria com a Polícia, levaram a correção de um problema grave.
Hoje não existe mais despejo de resíduos líquidos na lagoa, a rua esta limpa, sem água servida, a obstrução do passeio foi corrigida com a colocação de rampa de acesso metálica móvel permitindo acessibilidade e adaptações na estrutura estão sendo executadas para a adequação completa do estabelecimento, além da regularização documental do mesmo.
Este foi o EVENTO 1 do programa de correção ambiental iniciado pela SER 5 em sua área de atuação, no mês que se comemora o dia mundial do Meio Ambiente. Ressalva apenas para a deficiência na divulgação dos serviços que vem sendo realizado pela Secretaria. O respeito ao cidadão ocorre com o bom atendimento as suas solicitações e anseios, respeito a lei e a necessária orientação de seus direitos, deveres e a correta divulgação do trabalho dos funcionários públicos como retorno a estes anseios pessoais e sociais, com consequente conquista da busca pela regularização pelos possiveis infratores, que passam a perceber a seriedade do trabalho, diminuindo assim a demanda natural da fiscalização. 

Breve: Evento 2 – Interdição de Recicladora em área de litígio entre Fortaleza e Maracanaú.